Notícias & Vídeos

03
AGO

Ergonomia cognitiva: o que é e qual a sua importância no trabalho

A ergonomia cognitiva é, como o nome indica, diretamente ligada aos processos cognitivos das pessoas. É uma área que estuda e age para melhorar concentração, memória, raciocínio, atenção e emoções nos espaços de trabalho.

Tem como finalidade criar condições favoráveis para os trabalhadores desfrutarem de mais qualidade de vida nas empresas, tomando as melhores decisões para garantir mais foco no cotidiano. 

Com a ergonomia cognitiva, são realizadas práticas voltadas às questões psicológicas dos colaboradores, beneficiando os processos de execução de tarefas, cumprimentos de responsabilidade e construindo um espaço mais saudável para todos. 

Para colocar a ergonomia cognitiva em prática, é necessário mais do que prezar por cadeias econômicas, mesas adequadas e postura correta. É necessário que as empresas conscientes voltem suas atenções para os aspectos cognitivos para evitar sobrecargas e transtornos psicológicos que fazem aumentar o absenteísmo.

Pensar em ergonomia cognitiva é ir além da utilização do mobiliário correto: é, também, priorizar o bem-estar da sua equipe, tornando assim o seu ambiente mais saudável para todos os colaboradores.